Celular e direção, uma combinação perigosa

Celular e direção, uma combinação perigosa

Falta de atenção está no topo do ranking das causas de acidentes de trânsito. E o uso do celular, atualmente, é uma das principais causas de acidentes e mortes no trânsito. Um estudo realizado nos Estados Unidos aponta que o uso do celular no volante aumenta em 400% as chances de um motorista se envolver em um acidente de trânsito.

Um estudo do CESVI (Centro de Experimentação e Segurança Viária) constatou que ao desviar a atenção para o celular por 4,5 segundos, com o veículo a 50km/h, é possível percorrer uma distância de 63 metros sem olhar para a via. 

A crescente popularização dos smartphones tornou cada vez mais comum a prática de usar o celular na direção, o tem gerado um aumento nos números de infrações e acidentes de trânsito provocados por uso do celular.  

No Paraná, as multas por uso do celular no volante aumentaram 29% em 2023, comprado a 2022, de acordo com dados do Ministério dos Transportes.

Dados de 2022 da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfico), apontam que o uso do celular no volante já é a terceira causa de mortes por acidentes de trânsito no país, atrás apenas de excesso de velocidade e de dirigir sob efeito de álcool. 

E por que usar o celular na direção pode ser fatal?  Listamos alguns motivos:

Distração: O celular desvia a atenção do condutor da estrada, podendo levar a erros como não perceber um obstáculo, um pedestre ou outro veículo.

Tempo de reação: O uso do celular retarda o tempo de reação do motorista ao detectar um risco de colisão à sua frente.

Mãos ocupadas: Dirigir exige o uso das duas mãos no volante. Segurar o celular compromete o controle do veículo.

Então, quando estiver dirigindo, valorize a sua vida e deixe o celular de lado!

Além de evitar acidentes, você também e evita multa. Usar o celular na direção é infração gravíssima, com multa de R$ 293,47. 

PALAVRAS CHAVES / TAGS: