Dicas NÃO ÓBVIAS para viajar em segurança

Dicas NÃO ÓBVIAS para viajar em segurança

Em feriados, as rodovias sempre ficam mais movimentadas e é justamente nestes períodos que acontecem o maior número de acidentes. Alguns cuidados na direção ajudam a evitar imprevistos indesejados, acidentes e até mortes no trânsito. 

 Todo mundo está “careca de saber” que não fazer ultrapassagens indevidas, respeitar os limites de velocidade, manter distância do veículo da frente, não dirigir sob efeito de álcool e não usar o celular na direção são atitudes essenciais para evitar acidentes. Mas nós trouxemos algumas dicas que são valiosas, especialmente para dirigir ao lado de veículos pesados (caminhões e ônibus) 

  •         Faça ultrapassagens em trechos planos ou subidas.  Mesmo em rodovias com pista dupla não se deve ultrapassar caminhões e ônibus nas descidas. Os caminhões costumam usar a topografia para aproveitar a inércia do veículo e, consequentemente, aumentam a velocidade. 

 •         Ao voltar para a pista da direita, mantenha a velocidade e não volte próximo ao veículo ultrapassado. É comum os motoristas de automóveis reduzirem a velocidade ao voltar para a pista da direita. Esta atitude, porém, aumenta o risco de acidentes, já que veículos pesados precisam de uma distância maior para frenagem. 

 •         Evite circular (ou não circule) ao lado de caminhões e ônibus em curvas. Em trechos sinuosos as chances de acidentes são maiores.  A mobilidade dos veículos pesados é baixa e a chance de desviarem de obstáculos ou acidentes nas curvas é praticamente inexistente. 

 •         Em dias de chuva, não ultrapasse um caminhão ou ônibus se as rodas estiverem formando spray d´água. A visibilidade fica reduzida, pode haver um obstáculo à frente e não há tempo de reação. 

 •         Na dúvida, não ultrapasse. Um erro muito comum dos motoristas é “achar que vai dar” para fazer a ultrapassagem.  Muitos acidentes de trânsito são provocados por colisão frontal. 


PALAVRAS CHAVES / TAGS: