Memorial da Segurança lança ação para  escolas na Semana Nacional do Trânsito

Memorial da Segurança lança ação para escolas na Semana Nacional do Trânsito

Para celebrar a Semana Nacional de Trânsito de 2023, o Memorial da Segurança no Transporte desenvolveu uma ação especial para grupos escolares com crianças de 04 a 08 anos. Com o tema “Pare, Olhe e Acene”, a atividade ensina crianças, de forma lúdica, como se comportar no trânsito quando estiverem próximas a veículos pesados (caminhões e ônibus) para estar em segurança.

 

O objetivo é contribuir para formação de crianças conscientes de seu papel no trânsito para evitar acidentes e demonstrar como elas precisam agir em sua própria segurança. “Crianças nesta idade são pequenas e são pedestres, e os veículos pesados têm muitos pontos sem visibilidade. Então, o nosso objetivo com essa ação é despertar nelas uma visão mais ampla do trânsito e dos riscos que ele oferece, para que aprendam a circular em segurança. Com isso, acreditamos ainda que estamos contribuindo para a formação de adultos e futuros motoristas mais conscientes de sua responsabilidade no trânsito”, explica Ariza Sozzo, responsável pelo Memorial da Segurança no Transporte.

A atividade é realizada por meio de contação de histórias, com o auxílio de um personagem, o Tim, e um protótipo (mockup) de caminhão. As crianças são incentivadas a interagir e são feitas várias comparações para reforçar a mensagem e estimular comportamentos e atitudes seguras no trânsito. Após a atividade as crianças seguem para uma visita ao Memorial da Segurança.

A ação inicia na Semana Nacional de Trânsito, de 18 a 25 de setembro, e será estendida até o final de outubro. Para atender um maior número de escolas, o Memorial abrirá às terças-feiras, exclusivamente para grupos com crianças de 04 a 08 anos (ensino fundamental). As escolas que já agendaram visitas para setembro e outubro com grupos com este perfil de idade automaticamente participarão do “Pare, Olhe e Acene”.

 

Como agendar:

Quarta a sexta-feira: pelo site do Memorial www.memorialdaseguranca.com.br

Horários: 9h,10h30,13h30 e 15h)

Terças-feiras: Exclusivo para vistas escolares com crianças de 04 a 08 anos (ensino fundamental) - https://memorialdaseguranca.com.br/pare-olhe-acene/

Entrada gratuita

 

 

Sobre o Memorial

O espaço cultural é realizado pela Associação Viking com o patrocínio do Grupo Volvo no Brasil  por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

O Memorial é um espaço de cultura e educação que promove experiências que estimulam o visitante a perceber como a segurança está inserida no seu dia a dia e a refletir como suas atitudes contribuem para evitar acidentes, mortes e feridos no trânsito. Tudo isso de forma leve, lúdica e interativa.

  A visita é uma viagem pela história da segurança no transporte e tem como pontos altos os simuladores de colisão frontal e de tombamento. Eles impactam os visitantes, que sentem na prática e de forma segura, os efeitos do excesso de velocidade e a eficácia do uso do cinto de segurança.

 

 

PALAVRAS CHAVES / TAGS: