Todos podemos contribuir para Zero Acidentes

Todos podemos contribuir para Zero Acidentes

Apesar da palavra “acidente” ser descrita no dicionário como um acontecimento casual, inesperado, diversos estudos indicam que o comportamento do motorista na direção é responsável por mais de 80% dos acidentes de trânsito. Ou seja, podemos agir para que não aconteçam. 

Todos nós podemos contribuir como motorista, passageiro, motociclista, ciclista e pedestre.  

Adotar atitudes seguras no trânsito, como respeitar a sinalização, não dirigir alcoolizado e fazer as manutenções preventivas do veículo são exemplos eficazes de como evitar acidentes. 

Mesmo parecendo simples, esta é uma tarefa árdua. Exige ações dos governos municipais, estaduais e federal, fiscalização, educação de trânsito, treinamento de motoristas, desenvolvimento de tecnologias e mobilização da sociedade. 

Cidades como Nova Iorque, nos Estados Unidos, e São Paulo, no Brasil, conseguiram diminuir o número de acidentes e fatalidades ao reduzir o limite de velocidade de vias urbanas, entre outras ações. 

Aqui no Memorial da Segurança, o foco do nosso trabalho é estimular nas pessoas a percepção de risco no trânsito por meio do conhecimento histórico, cultural e de atividades interativas. Esta é a nossa pequena contribuição para uma meta tão grandiosa. Acreditamos que juntos, podemos fazer a diferença e ajudar a salvar vidas. 


PALAVRAS CHAVES / TAGS: